Alergias na pele? Saiba quais os cuidados devem ser tomados

Alergias na pele podem surgir por inúmeros motivos e cuidados são necessários. (Créditos: Google).

Olá, meninas! Tudo bem?

Com certeza vocês já passaram por algumas situações em que algum ponto da pele fica vermelho e começa a coçar depois de passar determinado produto, ou então, come alguma coisa que te dá alguma reação no corpo. Isso pode ser alergia!

Aqui vamos desvendar um pouco do que vem a ser a alergia, bem como o que fazer caso ela surja em qualquer lugar do corpo.

O que é a alergia

A alergia é uma reação inflamatória que pode surgir em qualquer parte de corpo, causando sintomas de vermelhidão, coceira, bolinhas brancas ou avermelhadas na pele.

O problema pode ter diferentes causas, como desodorante, remédios, alimentos, sol, picadas de inseto, suor, bijuterias, plantas, pelos de animais, etc.

Tipos de alergia

– Urticária – lesão avermelhada, que aparecem em placas e com relevo, provocando coceira. Pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas de insetos, ou contato com substâncias como látex e tintas, por exemplo;

– Angioedema – tem a mesma origem da urticária, porém, é mais grave porque atinge as camadas mais profundas da pele e também as mucosas, podendo provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e vias respiratórias;

– Dermatite de contato – é uma forma de irritação da pele causada pelo contato com substâncias específicas. Além disso, essa alergia pode ser dividida entre irritativa e por sensibilização.

O que fazer

Quando surgirem os primeiros sintomas de alergia, é importante lavar o local com água abundante e sabão com pH neutro. Em seguida, usar produtos hipoalergênicos com calmantes, como cremes ou loções à base de camomila ou alfazema, que aliviam o desconforto e acalmam a irritação na pele. A água termal também é uma excelente opção, pois hidrata a pele e reduz a coceira e irritação.

É importante interromper de vez o contato com a substância que causou a alergia para evitar a inflamação novamente. Além disso, de modo geral, uma pede bem hidratada é uma pele que possui menos risco de desencadear alguma alergia. Se a pessoa tiver uma barreira cutânea desprotegida, esses quadros alérgicos podem desencadear a todo momento.

Porém, se após lavar e hidratar a pele, os sintomas não desaparecerem completamente em um espaço de 02 horas, ou se estes piorarem nesse espaço de tempo, é recomendado que consulte um médico para que ele possa prescrever remédios para o tratamento da alergia.

O tratamento pode ser feito de diversas maneiras, conforme indicação de médicos especialistas (dermatologistas e/ou alergologistas).

Como ter certeza se é alergia

O diagnóstico da alergia na pele pode ser feito pelo alergologista ou dermatologista, de acordo com as causas, que avalia os sintomas manifestados na pele. Em alguns casos o diagnóstico pode ser confirmado através de testes de alergia, feitos através de picadas no braço e com resposta ao fim de 15-20 minutos, ou através de outro teste que consiste em aplicar (habitualmente nas costas), diferentes substâncias conhecidas por causar alergias na pele, deixando-as atuar entre 48 a 72 horas, ou até mesmo por meio de um exame de sangue.

Após o tempo indicado, o médico irá então observar se o teste deu positivo ou negativo, observando se ocorreu vermelhidão, coceira ou se surgiram borbulhas na pele, identificando também assim o agente responsável por causar a alergia. As análises ao sangue também poderão indicar uma causa para a alergia.

Gostou? Então deixa seu comentário para gente.

Para mais informações e novidades, siga a Yep Cosméticos nas redes sociais.

Forte abraço e até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *