Benefícios da Vitamina D para a pele

Vitamina D também é muito benéfica para a pele. (Créditos: iStock).

Olá, meninas! Tudo bem?

Sabemos que a Vitamina C está super em alta para o tratamento da pele, mas o que ninguém fala é que a Vitamina D possui vários benefícios, apesar de ser conhecida por tratar principalmente os ossos e a osteoporose. Vem que a gente te conta tudo!

A Vitamina D

A vitamina D é produzida pelo próprio organismo e é estimulada pelo sol. Mesmo com isso ela pode diminuir com a idade, ou de acordo com a época do ano. Mas calma que há a possibilidade de reposição, mas isso é assunto pra frente.

Ela possui o benefício de fortalecer a barreira da derme e ajuda a amenizar as rugas e linhas de expressão, combatendo o envelhecimento precoce. Além disso, consegue acelerar a renovação da pele, pois cerca de 90% da substância é produzida na própria pele, conforme os raios UVA transformam o colesterol em vitamina D. Dessa forma, ela consegue promover um efeito de reestruturação da epiderme.

Reposição da vitamina

Para estimular a Vitamina D no organismo, existem 02 maneiras de fazê-lo: alimentação e exposição solar.

– Exposição solar: demanda muito cuidado, pois os raios UVA também causam a quebra das fibras de colágeno, causando envelhecimento da pele. Por conta disso, dermatologistas indicam 05 minutos de exposição solar para peles brancas e 20 para peles negras ou morenas, pelo menos 03 vezes por semana. Apenas braços e pernas devem ser expostos (ossos longos). No rosto usar protetor solar SEMPRE!

– Alimentação: alimentos como leite e derivados, peixes como salmão, sardinha e atum são opções, além do ovo. Todos estimulam a produção de vitamina D.

Benefícios

1. Minimiza a ocorrência de acne

Sabemos que a acne pode ter diversas causas que podem estar relacionadas aos hormônios ou à higiene, mas você sabia que um sistema imunológico fraco pode resultar na ocorrência de acne? A vitamina D não só fortalece o sistema imunológico, como também possui propriedades antimicrobianas, ajudando a tratar e prevenir a acne e outros tipos de infecção.

2. Ajuda a tratar feridas da pele

As propriedades anti-inflamatórias e regenerativas da vitamina D para a pele são eficazes ao tratar feridas, queimaduras e até mesmo estrias. Os sintomas de doenças como a psoríase (erupção de escamas na pele) também são amenizados quando os níveis de vitamina D no organismo aumentam.

3. Reduz o risco de Eczema

Eczema é uma doença que causa inflamação da pele quando a mesma não produz óleo o suficiente, o que faz com que ela tome um aspecto seco e avermelhado, que pode apresentar crostas e coceira.

Não se pode afirmar com certeza que a vitamina D seja eficaz na cura do eczema, mas sabe-se que a doença é um sintoma de deficiência dessa vitamina. Ou seja, o equilíbrio na quantidade de vitamina D oferece benefícios para a prevenção dessa inflamação.

4. Ameniza as rugas

A vitamina D é eficaz em amenizar rugas e linhas de expressão, uma vez que possui propriedades antioxidantes e combate a ação de radicais livres (moléculas que agem no envelhecimento). Ou seja, ao absorver vitamina D, você garante que agentes como fumaça, poluição, cigarro e radiação tenham menor impacto sobre sua pele.

5. Revitalização da pele

Talvez o maior dos benefícios da vitamina D para a pele seja seu poder de regular o crescimento de novas células epidérmicas. O processo de sintetização da vitamina D a partir da exposição à luz solar forma calcitriol. Isso faz com que uma reação química ocorra nas células diferenciadas do tecido epitelial (queratinócitos), que passam a se dividir e diferenciar constantemente, renovando-se. Essa renovação faz com que os contornos da pele pareçam mais definidos e melhora a elasticidade da pele.

E aí, gostaram? Continue nos acompanhando pelas redes sociais da Yep Cosméticos para mais novidades!

Um forte abraço e até breve!

Comments

  1. LUCIANA MARIA says:

    Deve se bom.

  2. Lívia Maria says:

    Muito bom

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *