Como cuidar da pele após procedimentos estéticos?

Os cuidados com a pele pós-procedimento devem ser redobrados. (Créditos: Google).

Se você é adepta a procedimentos estéticos como: tratamentos a laser, depilação, peelings, microagulhamento, entre outros. Esse texto foi feito para você! Afinal, não basta só fazer o tratamento e não se cuidar depois. Então, vou trazer algumas dicas sobre como cuidar da sua pele após esses procedimentos, vamos lá?

Como fica a pele?

Quando a pele passa por um procedimento estético com profissional qualificado, ela acaba sendo lesionada de forma controlada, seja de forma suave ou intensa, conforme o tratamento planejado e o resultado desejado. Dessa forma, a pele fica mais sensível, avermelhada, descamando e com a barreira de proteção comprometida, necessitando de cuidados especiais.

Regrinhas básicas

Para garantir um resultado de sucesso no seu tratamento, é necessário seguir à risca uma rotina de cuidados com a pele. O ritual envolve o uso diário e obrigatório do protetor solar, bastante hidratação e suspensão do uso de alguns produtos que podem agredir a região.

Pele limpa sempre – a sua rotina deve começar com uma limpeza delicada, com produtos suaves e que ajudem na hidratação da pele, lembrando que a pele não deve ser esfregada com buchas, escovas faciais ou toalhas. Aposte em produtos sem parabenos, álcool, ou outras substâncias reativas que não irritem a região tratada. Aconselha-se um sabonete para a pele sensível, a fim de não agredir tanto a pele, assim como uma loção micelar para a limpeza.

 – Hidratação – para uma boa e rápida recuperação, o próximo passo é a hidratação. Dê preferência a produtos com ativos cicatrizantes e calmantes, para preservar a barreira de proteção da pele. A região deve ser recuperada para trazer de volta à integridade da barreira cutânea;

Proteção solar o tempo inteiro – independente se o dia estiver com muito sol, nublado, ou chovendo, o uso do protetor solar é obrigatório! Lembrando de utilizar um FPS alto, com reaplicação a cada 02h, para proteção também da luz visível (telas, lâmpadas, etc.). Caso você vá se expor ao sol, aposte em chapéus, bonés e viseiras para uma proteção extra.

O que NÃO fazer pós-procedimento

– Não arranque as casquinhas para não causar manchas ou lesões;

– Evite produtos químicos que podem deixar a pele ainda mais sensível e irritada;

– Evite a maquiagem. Para aplicá-la, a pele precisa estar um pouco mais recuperada e, para que isso aconteça, é necessário o uso de produtos hidratantes e calmantes. Se você quer fazer uma maquiagem mais saudável e segura, aposte em protetor solar com cor para garantir uniformidade e proteção da pele contra o sol e a luz visível.

– Não se exponha ao sol por muito tempo. Não frequente praia ou piscinas, pois corre-se o risco de manchar a pele. Agora, se for inevitável, use protetor solar com cor, chapéu, boné, ou viseira, e procure ficar na sombra.

– O uso de ácidos pode agredir a pele, porém alguns com ação descamativa podem ser usados quando há a necessidade de melhorar a superfície da pele, deixá-la mais homogênea e estimular a produção de colágeno na região. No entanto, produtos como o ácido hialurônico, que apenas melhoram a hidratação da pele devem ser avaliados para não ter nenhum tipo de reação.

Gostou? Conta pra gente nos comentários!

Não esqueça de seguir a Yep Cosméticos nas redes sociais para mais novidades.

Forte abraço e até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *