Cuidados a serem tomados na pandemia do coronavírus

A informação é a melhor atitude para se prevenir! (Créditos: Google).

Estamos no meio de uma pandemia e, por conta disso, inúmeros cuidados devem ser tomados neste período para que o menor número de pessoas seja infectado pelo coronavírus.

Dedicamos um espaço do nosso blog somente ao assunto, que é de suma importância. Por isso, leia com muita atenção, fique em casa e se cuide!

A melhor atitude é se informar sobre as formas mais eficazes de prevenção!

O que é o coronavírus

O coronavírus vem de uma família de vírus que causam infecções respiratórias que se manifestou pela primeira vez em 1937 e foi se modificando ao longo do tempo.
O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China. Por causar graves infecções respiratórias, o vírus ficou conhecido pela sigla SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome), ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, em tradução livre. No caso do último vírus descoberto, seu nome inicial era novo coronavírus ou SARS-CoV-2, porém, em 30/01.2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou a nomenclatura para COVID-19.

Sintomas

– Febre

– Espirros

– Tosse

– Coriza

– Falta de ar

O COVID-19 pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa, que vai depender de fatores como idade e imunidade, por exemplo.

Transmissão

Inicialmente, se pensava que a transmissão da doença acontecia de animais para pessoas, mas com os últimos acontecimentos na China, sabemos que a transmissão também pode ocorrer de pessoa para pessoa. O coronavírus é de fácil transmissão e pode se disseminar das seguintes formas:

– Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos;

– Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

– Tosse;

– Espirro;

– Contato com secreções respiratórias.

– Qualquer pessoa que se aproxime um metro de uma pessoa infectada corre o risco de ser contaminada com a infecção.

Prevenção

Você e sua família devem se prevenir de 05 maneiras:

– Lave as mãos;

– Máscaras devem ser usadas somente se você estiver com os sintomas da doença, caso contrário, não vão proteger de maneira eficaz;

– Verifique sua temperatura regularmente;

 – Evite grandes multidões;

– Nunca toque no seu rosto com as mãos sujas.

No caso de pessoas com sintomas característicos de gripes ou resfriados, a prevenção também deve ser feita, porém, com algumas particularidades quanto ao que deve ser feito.

– Use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém;

– Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço;

– Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;

– Evite visitas a entes queridos caso esteja gripado.

Cura

Mesmo sem haver tratamentos específicos para o vírus, a grande maioria das pessoas contaminadas evolui para a cura. Mas, apesar dessa informação, não se pode diminuir a gravidade das complicações que esse vírus pode trazer, já que os sintomas são muito agressivos para o corpo.

O tratamento para as doenças causadas pelo vírus, por enquanto, ainda é o de suporte, ou seja, o foco é o tratamento dos sintomas da infecção, como a febre e a tosse.

Agora que você já sabe como se prevenir do coronavírus, aplique as ações de prevenção na sua rotina e da sua família.

Texto com informações da Unimed Fortaleza.

Gostou? Deixe seu comentário! Para mais informações e novidades, siga a Yep Cosméticos nas redes sociais.

Forte abraço e até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *