Diferença entre dermocosméticos e cosméticos

São muitas as diferenças entre os produtos. (Créditos: Google).

Você sempre se perguntou se existiam diferenças entre cosméticos e dermocosméticos? Pois saiba que você não é a única, muita gente confunde um com o outro e, por isso, preparei esse texto para te explicar tim-tim por tim-tim as diferenças entre um tipo e outro.

Dermocosméticos x Cosméticos

Já deu pra entender que existem sim diferenças entre os dois, porém cada um tem suas funcionalidades e vantagens, por isso é preciso saber quais situações são mais apropriadas para o uso de cada tipo de produto. Vamos lá?

O que são os dermocosméticos?

Os dermocosméticos são produtos com os princípios ativos comprovados, que protegem e cuidam da pele a longo prazo. São produtos que trazem ativos farmacológicos em sua composição, tendo foco na beleza, mas também na saúde da pele. Devido a essas substâncias estarem presentes em sua formulação, eles podem ser usados em diferentes tratamentos dermatológicos como, por exemplo, a redução de rugas, manchas e flacidez.

A Anvisa classifica como dermocosméticos os produtos com grau II, que são aqueles com princípios ativos bem definidos e em concentrações efetivas, que cumprem funções como limpar, proteger, estimular, refrescar, etc. Significa que esses produtos passaram por testes e pesquisas que comprovam cientificamente o feito e segurança em suas formulações. Outra característica é que geralmente não trazem corantes, perfumes e conservantes em sua composição, por isso têm pouquíssimo risco de causar alergias e irritações na pele.

O que são os cosméticos?

 Já os cosméticos são produtos de uso externa destinado ao embelezamento de diferentes partes do corpo, com ação instantânea. Possuem ação complementar a dos dermocosméticos, agindo nas primeiras camadas da pele e provocando mudanças imediatas, mas apenas momentâneas. Por exemplo, se você possui manchas no rosto utilizar uma base e um corretivo pode garantir uma aparência mais uniforme, no entanto, ao retirar os produtos, as marcas ainda estarão lá.

Desta forma, enquanto os dermocosméticos tratam a fim de reduzir ou eliminar o problema a longo prazo, os cosméticos possuem uma ação imediata, mas efêmera, alterando a aparência apenas pelo período que estão aplicados sobre a pele. Sem contar que os componentes presentes na formulação de um cosmético não necessitam de comprovação científica.

Portanto, você não precisa optar por apenas um tipo de produto, pois cada um deles pode ser apropriado em situações diferentes. Se você deseja um efeito imediato para um evento especial, por exemplo, pode optar pelos cosméticos, mas sem esquecer que os dermocosméticos são essenciais para tratar o problema, de fato.

Gostou? Deixe seu comentário pra gente!

Para mais novidades siga a Yep Cosméticos nas redes sociais.

Forte abraço e até a próxima!

Comments

  1. Sarah says:

    Otima informação amei saber sobre isso!

    1. Solange Leite says:

      Olá, Sarah! Tudo bem? Acredito que essa seja uma das maiores dúvidas, né? Que bom que você gostou, obrigada! Continue nos acompanhando por aqui também! Abraços!

  2. Fernanda Patricio says:

    Interessante! Gostei de saber.

  3. Elidiana silva souza says:

    Queria ver um creme que tire todas as manchas do rosto

    1. Solange Leite says:

      Olá, Elidiana! Tudo bem? Encaminhei o seu comentário a uma de nossas consultoras de venda, que entrará em contato pelo e-mail cadastrado. Mais informações você encontra no http://www.nanoclareador.com.br. Obrigada! Abraços.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *