Tomou muito sol? É hora de cuidar da pele!

Pele queimada de sol exige mais cuidados. (Créditos: Google).

Com a aproximação do verão as temperaturas já estão lá em cima, e nada melhor do que pegar aquela praia ou piscina para caprichar no bronzeado característico da estação. Por conta disso, é comum acabar se excedendo ao sol e a pele ficar um pouco vermelha devido às altas temperaturas, podendo ocasionar as temidas queimaduras e até quadros mais graves, como a insolação.

Depois que a pele foi danificada pelo sol, alguns cuidados são necessários para recuperá-la e minimizar o desconforto. Por isso fique ligada, vamos trazer todas as dicas possíveis para encarar esse período sem grandes problemas.

Exagerei e agora?

Protetor solar é o nome – a proteção solar é essencial para todo o tipo e cor de pele. Então, quando for se expor novamente ao sol, passe protetor no rosto e corpo (com reaplicação durante o dia). Mesmo que a intenção não seja pegar sol, o protetor não pode ser deixado de lado. O bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar, quando acontece aos poucos e com proteção solar não há problema. Quando a pele fica vermelha é sinal de agressão.

Aposte em acessórios – Chapéu, viseira, boné, óculos de sol são essenciais em épocas como primavera e verão para ajudar ainda mais na proteção da pele do rosto, que é bastante delicada.

Escolha o filtro ideal para a sua pele – como já dissemos anteriormente, o protetor solar deve ser usado em qualquer tipo de pele, mesmo na pele negra, que apesar de não queimar, deve ser protegida do câncer de pele. O ideal é a partir de FPS 30 para todas as peles, sendo os mais fortes, como FPS 50 para peles branquinhas e o FPS 30 para peles morenas e negras.

Queimou? Aposte no banho gelado – a água fria ajuda a aliviar a dor e evita que a pele resseque ainda mais. Sem contar que no verão o banho gelado é uma boa pedida para se refrescar do calor excessivo.

Capriche na hidratação – o melhor amigo dos cuidados pós-sol é a hidratação, por isso, intensificá-la é crucial em dias de verão, especialmente se tiver sido vítima de queimadura. Opte por hidratar a pele depois do banho frio, a pele absorve mais rapidamente os princípios ativos dos produtos enquanto ainda está úmida.

Não puxe a pele – eu sei que parece irresistível ver aquela “pelinha” saindo do local queimado e não puxá-la, mas não pode! Quando você se queima, podem aparecer bolhas e ocorrer a descamação. No caso da bolha, ela deve estourar sozinha, jamais puxe a pele, pois você pode feri-la. São as bolhas que protegem a pele nova e sensível que ainda vai amadurecer. Quando a pele descamar, evite banhos quentes e de longa duração. Se você estiver com muita dor, procure um médico e peça para ele indicar um analgésico, anti-inflamatório ou uma pomada com corticoide. Em casos de queimaduras mais graves, é bom visitar um consultório porque além de machucar a pele, você pode ter insolação.

Paciência, muita paciência – queimaduras não melhoram de um dia para o outro. Tudo vai depender do tipo de queimadura, podendo levar de 3 a 4 dias ou até 2 semanas. Enquanto isso espere a pele se recuperar da vermelhidão para se expor ao sol novamente, com proteção solar sempre!

Gostou? Deixe seu comentário.

Siga a Yep Cosméticos nas redes sociais.

Forte abraço e até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *