Verão: cuidados com a pele na estação

Verão exige muitos cuidados com a pele, principalmente pela forte radiação solar. (Créditos: Google).

Por ser a estação mais quente do ano, o verão é sinônimo de sol, calor, praia, piscina e férias! Durante esse período, a pele passa por intensa transpiração, libera-se mais sebo e a oleosidade se intensifica. Quer passar por essa fase sem preocupações? Trago todas as dicas a seguir!

Quais cuidados devem ser tomados?

Água, muita água – A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 8 a 10 copos de água todos os dias. Isso é fundamental, porque nos dias mais quentes o nosso corpo precisa de mais líquido para manter a temperatura ideal. A água também ajuda a evitar que o corpo fique mais inchado, além de reduzir a aparência da celulite. A água de coco é ótima aliada no verão porque, além de contribuir para a hidratação, ajuda na reposição de minerais como o potássio, que normalmente é perdido na transpiração.

Proteção solar o tempo todo – o verão é o momento de intensificar o uso do filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e exposição prolongada ao sol (piscina, praia, etc.). A reaplicação deve ser feita a cada duas horas, se suar muito ou entrar na água, deve ser reaplicado antes desse período. Não esqueça das mãos, pés, nuca e orelhas.

Pele limpa e hidratada – recomenda-se 02 banhos rápidos por dia, sendo um deles somente com água, sem sabonete, para evitar o ressecamento da pele. O sabonete antisséptico pode ser útil para eliminar bactérias e micro-organismos nas axilas, região íntima e pés. Após um dia de praia ou piscina, lembre-se de devolver à pele um pouco da hidratação que ela perdeu durante as horas sob o sol. Cremes e loções hidratantes são apostas para evitar ressecamentos, rachaduras e aquele efeito descascado.

Atenção a roupas e acessórios – além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão, pois bloqueiam a maior parte da radiação UV (ultravioleta). Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Lembre-se de evitar a exposição solar entre 10h e 16h, em que o sol intensifica. Use os óculos de sol para prevenir a catarata e outras lesões nos olhos.

Cloro e água do mar vs. pele linda e saudável – não dá para resistir a um banho de mar ou piscina durante esses dias quentes, né? Mas o cloro das piscinas e o sal da água do mar podem prejudicar sua pele causando, principalmente, o ressecamento e até a descamação nos casos mais graves. Para evitar, recomenda-se tomar duchas de água doce para eliminar parte do cloro ou do sal. Quando chegar em casa, aposte em um banho de água morna ou fria. Abuse dos hidratantes depois!

Depilação exige cuidados redobrados – o verão é uma época em que a depilação deve estar em dia! Mas evite se depilar no mesmo dia em que for pegar o sol, porque a retirada dos pelos pode deixar algumas marquinhas e a luz solar pigmentará, deixando a pele manchada. Lembre-se de abusar na proteção solar nos dias posteriores à depilação.

Alimentos que podem ajudar – cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba ajudam na prevenção aos danos que o sol causa à pele. Aposte em alimentos que possuem carotenoides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. É encontrada em frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha. Também estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável, ingerindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

Gostou? Conta pra gente o que achou e quais as dicas que você segue à risca.

Para mais novidades, siga a Yep Cosméticos nas redes sociais.

Forte abraço e até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *